domingo, 7 de setembro de 2008

Missões: Brasil


Missões no Brasil:
Porque ainda há um povo que precisa ser salvo!



Sempre que falamos em missão, pensamos logo em ir para o exterior, mais e o nosso Brasil, o evangelho já tem chegado aos quatro cantos do nosso País? Veja estes dados do censo do IBGE do ano de 2000. É grande mais vale apena ser lido, é surpriendente.
Os dados do Censo de 2000 listou 5560 muncípios, mostrando que existem 71 cidades com menos de 1% de evangélicos. A Região Nordeste do Brasil está muito atrás do restante do Brasil em termos de presença evangélica.

A média de presença evangélica dentre a população em todas as regiões do país é de 15,41%. No Nordeste, essa média cai para 10,26%.

Enquanto que 12 estados brasileiros apresentam taxas acima de 20%, o Nordeste não há nenhum estado com mais de 15% de evangélicos em sua população.

E pior. Em 6 estados nordestinos a população de Evangélicos está abaixo de 10%: Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Desses seis estados, Paraíba é o que possui a maior concentração de cidades com menos de 5% de evangélicos.

Alagoas fica com o lamentável índice de estado com a maior concentração de cidades com menos de 1% de evangélicos.

Já o estado do Piauí é o que possui a população com o mais baixo percentual de evangélicos do país.

Em 11 cidades brasileiras, o índice de evangélicos é "zero", ou seja, o censo do IBGE não contabilizou nenhum único evangélico.

O Rio Grande do Sul é o estado onde se concentra o maior número de cidades com índice "zero" de evangélicos – 9 cidades ao todo.

As 11 cidades sem nenhuma presença evangélica são: Queluzito (MG), Carrapateira (Pb), Boa Vista do Sul (R.G. do Sul), Nova Alvorada (R. G. do Sul), Nova Roma do Sul (R.G. do Sul), Protásio Alves (R. G. do Sul), Relvado (R. G. do Sul), Santo Antônio do Palma (R. G. do Sul), São Jorge (R. G. do Sul), União da Serra (R. G. do Sul), Vespasiano Correa (R. G. do Sul).
Essas cidades merecem a atenção da Igreja brasileira.

A Região Sul também possui a menor taxa de crescimento anual de evangélicos em todo o país.

Entre as 20 cidades brasileiras com maiores índices de seguidores da Umbanda e Candomblé, 16 estão no Rio Grande do Sul e 4 delas aparecem no topo da lista: Rio Grande, Dezesseis de Novembro, Viamão e Bagé.

A capital baiana – Salvador – cidade nacionalmente conhecida pelo grande número de adeptos da Umbanda e do Candomblé, só aparece na 172ª posição da lista.

Nova Ibiá, na Bahia, com 7.166 moradores destaca-se como a cidade com o maior percentual de habitantes "sem religião".
Em todo o Brasil 12,5 milhões de pessoas declararam-se sem religião. Esse índice é tão alto que só não ultrapassa o número de católicos e evangélicos. Se somarmos os números de seguidores de todas as religiões – não incluindo católicos e nem evangélicos – o valor dos que se declararam "sem religião" chega a ser mais do que o dobro do número de adeptos de todas as religiões somadas.





Dados do IBGE 2000.


Fonte: www.semipa.org.br



8 comentários:

vilma disse...

Pois é Márcia...missões tem sido negligenciada em nossas igrejas.Muitos endureceram seus corações,não cumprem o IDE e nem tampouco ofertam para que outros possam assim fazer.Precisamos de mais cristãos comprometidos com a Palavra de Deus e com a Sua Igreja.Bom domingo.Vilma

Matheus, Jô e Sylvia disse...

Tá linkada...
Amamos seu blog, objetivo, clean, fácil de ler...
Deus a abençoe e esteja sobre tua vida com sua graça.
Não esqueça, Cristo é contigo...
Matheus,Jô e Sylvia
Blog"Minha Família Amada"

marks for jesus disse...

ola!! puxa marcia to um tanto longe de Deus, preciso me aproximar mais, essas suas palavras em seu blog me deram muitos toques obrigado.

God bless you...peace.

(marksforjesus.blogspot.com)

Érikinha disse...

Eu sinto chamada missionária para atuar no Nordeste Brasileiro, mas estou numa fase muito difícil da minha vida, pois tenho 19 anos e meus pais não são evangélicos e não entenden o chamado de Deus, eu quero trocar de faculdade por exemplo para fazer um curso q concilie com minha chamada, mas eles são contra...orem por mim não quero negligeciar o chamado e Deus na minha vida.

Elke disse...

Querida Márcia, seu texto foi de fundamental importância no momento, a dias venho procurando informações sobre missões no Nordeste e nada. Irei apresenta esse comentário na igreja onde frequento, no culto de missões, onde o tema é missões no nordeste. Obrigada

prpaulo disse...

veja missoes juvemb na internet,vc conhecera nosso trabalho de missoes,Deus abençoe a todos nosso email é prpaulo.eliane@yahoo.com.br
orkut.

Luan disse...

irmã Márcia, que bênção esse post, continue sempre assim..
que Deus te abençoe ricamente..

TINA DE JESUS disse...

PARABÉNS IRMÃ, PELA MENSAGEM, CRIEI UM BLOG VIVENDO PELA FÉ, PARA DIVULGAR TRABALHO DE MISSÕES INDEPENDENTEMENTE DE DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA, POIS TAMBÉM TENHO OBSERVADO, PRINCIPALMENTE NA CAPITAL DE SÃO PAULO, INVESTIMENTOS MILIONÁRIOS E ATÉ BILIONÁRIOS COM O TEMPLO DE SALOMÃO, ENQUANTO OS MISSIONÁRIOS ESTÃO NO CAMPO PASSANDO POR PRIVAÇÕES, DEUS ABENÇOE SUA VIDA, MEUS BLOGS ESTÃO A DISPOSIÇÃO DE MISSIONÁRIOS QUE ESTÃO NO CAMPO, VISITE MEU BLOG E SIGA: http://vivendopelafe-tinadejesus.blogspot.com JÁ ESTOU SEGUIDO O SEU DEUS ABENÇOE SEU MINISTÉRIO E SUA FAMÍLIA. ERNESTINA - TINA DE JESUS